18/03/2016

Resenha: Escuridão total sem estrelas - Stephen King

Escuridão total sem estrelas

Autor(a): Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 390
Resenha por: Viviane
Nota: 4/5





Sinopse: Na ausência da luz, o mundo assume formas sombrias, distorcidas, tenebrosas. Os crimes parecem inevitáveis; as punições, insuportáveis; as cumplicidades, misteriosas. Os personagens destes quatro contos passam por momentos de escuridão total, quando não existe nada - bom senso, piedade, justiça ou estrelas - para guiá-los. Suas histórias representam o modo como lidamos com o mundo e como o mundo lida conosco. São narrativas fortes e, cada uma a seu modo, profundamente chocantes.

Resenha: É sempre uma honra ler livros do Stephen King. Este é um livro de contos, quatro no total. Para mim foi um pouco diferente, já que não estava acostumada.

"1922": Conta a estória de uma família que mora na zona rural, marido, esposa e filho. Quando a esposa herda uma grande quantidade de terras, o marido vislumbra a riqueza, mas a esposa quer vender tudo e ir embora para a cidade. O filho, assim como o pai, também quer ficar no campo, então os dois tramam um assassinato, mas o que eles não esperavam era que o fantasma da mulher e a loucura seriam seus companheiros logo depois. Deste conto, tirei como mensagem que o que parece certo hoje, pode ser o motivo de nossa perdição amanhã, e que o arrependimento mata.

"Gigante do volante": Uma famosa escritora, após uma palestra em uma cidade distante, foi instruída à pegar um atalho. Lá ela cai em uma armadilha, é estuprada e quase morta por um homem que, de tão grande, é chamado de "Gigante do volante". Ele acha que ela está morta e a joga em uma vala, mas como ela não morre, decide planejar uma vingança contra o gigante e àquela que a fez pegar o "atalho". Nem tudo sai como o programado, mas o seu objetivo era fazer justiça com as próprias mãos e não deixar a estória dela chegar aos noticiários. Deste conto aprendi que às vezes a ajuda, o empurrãozinho final, vem de onde menos esperamos.

"Extensão justa": Um homem de meia idade está com um câncer terminal, mas ao encontrar um "maluco" na beira da estrada que lhe oferece vários anos de vida e saúde em troca de dinheiro, ele faz o acordo. Acontece que ele precisa passar a doença dele para alguém que ele odeie para que o acordo seja feito. Ele aceita achando que é loucura, mas milagrosamente a doença desaparece e ele prospera em todos os aspectos de sua vida. Mas e o escolhido para ficar com sua dor? Deste conto, tirei como lição: cuidado com o que deseja. Milagres existem, mas há um preço a pagar por eles.

"Um bom casamento": Darcy e Bob tinham um casamento de vinte e sete anos, feliz e perfeito, até que um dia em que o marido está viajando, Darcy descobre em sua garagem algo terrível, um lado sombrio do marido que ela jamais poderia supor que houvesse. Aí começa o dilema de o que fazer. Eles tem um casal de filhos já adultos e em começo de carreira promissora, então seja lá o que ela decida fazer, não pode abalar eles. Darcy também acha que a polícia não acreditaria que ela viveu vinte e sete anos ao lado de um "monstro" sem desconfiar de nada, então ela começa a tramar a famosa "justiça com as próprias mãos". Ela consegue levar seu plano até o fim, mas eis que vários meses depois, aparece em sua casa um policial e Darcy começa a perceber que o marido não foi tão esperto e cuidadoso quanto ele achou que era. Deste conto, descobri que todos nós temos um "monstro" por dentro. Mais cedo ou mais tarde ele sai, seja pelo próprio prazer, como o caso de Bob, ou para vingar aqueles que sofreram, como fez Darcy.

Foram quatro ótimos contos. Eu "boiei" um pouco no final de "Extensão justa", mas os outros três eu entendi perfeitamente.

Adorei o "posfácio" que tem no final do livro, onde o Stephen conta como surgiu a inspiração para os quatro contos. Adorei saber que ele adora chocolate e refrigerante, me fez ver que ele também é um simples mortal.

"Tudo bem, acho que já ficamos aqui embaixo na escuridão por muito tempo. Há todo um outro mundo lá em cima. Pegue minha mão, fiel leitor, e ficarei feliz em levá-lo de volta à luz do sol. Estou feliz em ir para lá, porque acredito que a maioria das pessoas é essencialmente boa. Sei que eu sou."

27 comentários:

  1. Stephen King ♥
    Eu nunca li nenhum conto do autor e mesmo sem curtir contos eu não perderia a oportunidade de pegar esse livro.
    Já vi a adaptação de Um Bom Casamento e se o conto for como o filme é muuuito :OOOO
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Achei que era só eu que demorei a conhecer King. Estes contos são muito bons. Comece por eles, vais gostar.
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu necessito ler esse livro! Li bem poucos livros do Stephen King, mas acho que esse seria uma boa leitura para mim que ainda estou conhecendo a sua escrita heueheueh Enfim, a premissa me interessou bastante, e tratando-se do grande autor que escreveu, só pode significar que é um bom livro.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu também não li muitos, mas os que li, amei.
      Beijos

      Excluir
  3. Uau, não sabia que esse livro era de contos.
    Confesso que morro de medinho de ler King pq sou mto frouxa, hahaha. Então geralmente passo longe dos livros dele.
    A resenha ficou show, vcs escrevem mto bem! :D

    Bjocas,
    [Um dia me livro...]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, os livros dele que já li não tinham tanto terror quanto eu esperava. Experimente ler algum.
      Beijos

      Excluir
  4. Nunca li nada do Stephen, mas cada vez sinto mais vontade..porque as pessoas falam tão bem dele *_*
    Gostei da sua resenha.Me deixou empolgada e com mais vontade de ler,rs.

    Beijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/
    E aí,curte poesia?Estou postando um livro lá no wattpad e juro que não vai morrer de tédio,ahahahah.
    https://www.wattpad.com/myworks/41195811-poesias-espalhadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que as pessoas falam bem até de mais, nenhum livro dele me cativou ainda, mas eu gostei dos que li.
      Com certeza vou ver teu livro no wattpad.
      Beijos

      Excluir
  5. Amei! Vou procurar ♥
    Adorei o post, beijos e sucesso!

    >> O céu de Alexandria | BLOG
    >> FANPAGE
    >> @flordelari | INSTAGRAM

    ResponderExcluir
  6. É a segunda resenha que leio sobre esse livro, nunca li nada do King (mesmo tendo dois livros na estante), darei logo uma oportunidade para os livros dele ♥
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. OMG! Eu quero tanto ler esse livro, sua resenha está incrível e me deixou tão ansioso ahahuahua, e é bom que é uma leitura rápida neh.

    Até mais, Davidson.
    http://www.meninoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de contos por isso, nem tenho tempo de me apegar.
      Beijos

      Excluir
  8. Olá, Vi!
    Nunca li nada do autor, mas estou vendo muitos elogios ao livro e como amo contos, estou desejando ele <3

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, espero que goste quando ler.
      Beijos

      Excluir
  9. Eu comprei esse livro, mas ainda não li.
    King tem essa mania de deixar a gente boiando em alguns finais.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Mês das Mulheres em Dobro
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, no pesadelos e paisagens noturnas 1, fiquei boiando em alguns contos.
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos

      Excluir
  10. Oiii,
    Acredita que até agora não li nada do Stephen, mas tenho muita vontade.
    Pretendo mudar isso muito em breve :)
    Bjs
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  11. Sabe que eu estou com esse livro aqui em casa para começar a leitura o mais breve possivel. No entanto ainda não tive tempo de atualizar minha lista de espera de livros em virtude na enorme quantidade de filmes que tem saido nos ultimos meses.
    Mas confesso que vi algumas outras referencias e esperava algo mais como Sombras da Noite, mas enfim...
    quatroselos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que ler quero saber tua opinião.
      Beijos

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?

    Adoro os livros do Stephen king, confesso que não li muitos, mas sou uma grande fã do autor, mas não me dou bem com contos, o fato e que gosto quando o autor se aprofunda da estória, e um conto e geralmente rápido, e sem muito informações, mais adorei a resenha.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, contos não costumam ter um antes e um depois, normalmente é só o presente. Eu gosto de mais detalhes, mas neste livro os contos são bem grandes.
      Beijos

      Excluir
  13. Olá, tudo bem?
    Gosto muito de Sthephen King, principalmente os livro.
    Eu acho que a capa desse livro linda, apesar de simples.
    Eu gosto de contos, e esse livro na minha opinião tá bem legal. <3
    Sou suspeita para falar do autor. rs
    Beijos.

    Leitura de Lua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, também adoro esta capa.
      Obrigada pela visita.
      Beijos

      Excluir