02/05/2016

Resenha: O vilarejo - Raphael Montes

O vilarejo

Autor(a): Raphael Montes
Editora: Suma de letras
Páginas: 108
Resenha por: Viviane
Nota: 4/5





Sinopse: Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.

As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

Resenha: Em meio a um acervo de mais de sete mil livros que pertenciam à idosa Elfrida Pimminstoffer, que faleceu com cento e dois anos, foram encontrados três cadernos muito finos, de capa de couro, com escritos à mão em uma língua morta, o cimério. Após traduzi-los, ficou claro que estava dividido em sete capítulos, e cada um deles falava de um pecado capital, como se fossem demônios: Asmodeus (luxúria), Belzebu (gula), Mammon (ganância), Belphegor (preguiça), Satan (ira), Leviathan (inveja) e Lúcifer (soberba). Em todos os contos a estória se passa em um vilarejo. Os personagens se repetem, mas em cada capítulo/conto um personagem tem destaque e junto dele, um demônio, ou um pecado capital.

O primeiro conto narra a estória de Felika. Em uma época em que o frio e a fome tomam conta do vilarejo, ela vive em uma casa com os três filhos, Rurik, Maisha e Agafia. Seu marido, Anatole, saiu para caçar há meses e ainda não retornou.

No segundo conto temos a estória de Vália e suas irmãs gêmeas, Velma e Vonda. Vália tem um namorado, Krieger, um rapaz muito bonito, o que acaba despertando inveja no coração de alguém.

No terceiro conto a senhora Helga acolhe em seu lar um negro caolho, que quase foi morto pelos moradores do vilarejo, mas o que inicialmente era um ato de caridade, acaba se tornando vários atos de crueldade.

No quarto conto conhecemos Jekaterina, uma menina doce e rechonchuda que aos treze ou quatorze anos vê sua infância ser destruída após ser abusada por Mikhail, um vizinho do vilarejo. Mas ela cresce, vai embora e volta com sua vingança planejada nos mínimos detalhes.

O quinto conto fala de Ivan, o ferreiro da cidade, conhecido e respeitado por todos no vilarejo por ser um homem bom, honesto e trabalhador. Mas o que ninguém sabe é que o segredo de seu bom trabalho está, há muito tempo, trancado no porão de sua oficina.

No sexto conto conhecemos a senhora Branka, que cria a neta, Latasha, sem luxos, mas com muito conforto. Só que tudo muda após a visita de seu contador, que a incentiva a economizar cada centavo ganho como costureira, e isso faz da vida da neta um inferno.

Enfim chegamos ao sétimo e último conto, onde conhecemos melhor Anatole, o esposo de Felika, que após mais de dois meses em busca de comida, ele retorna e o que encontra não é nem a sombra do vilarejo que ele deixou quando partiu.

Na minha resenha, talvez o livro pareça inocente, mas posso garantir que tem cenas macabras de canibalismo, assassinato a sangue frio, abuso sexual e muito mais. Esteja preparado para conhecer mais de perto os sete pecados capitais e suas consequências.

"...nunca inseri o pecado ou o mal nas pessoas. O mal já estava lá. Eu apenas o potencializei."

Há muito eu queria ler este livro, e posso dizer de boca cheia que não me decepcionei com ele, eu adorei, só lamento que seja tão curtinho. Eu diria, só para fins de comparação, que os contos do Raphael Montes são muito melhores que os do Stephen King.

19 comentários:

  1. Quando comecei a ler a sinopse, nem imaginei que se tratava de um livro assim e agora estou louca para ler. Parece ser muito bom.
    Beijoos. ❤
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, não perca mais tempo. Leia!
      Bjos

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Primeira vez te visitando!
    Esse livro parece ótimo, quero muito ler!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila, obrigada pela visita, retribuirei.
      Bjos

      Excluir
  3. Parece um ótimo livro :*

    http://a-cacheada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, parece realmente bom! É curioso, eu não gosto de filmes de terror, mas adoro livros assim! Fiquei bastante curiosa! Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, este livro não é o terror que da medo, é o terror que choca.
      Bjos

      Excluir
  5. Já ouvi falar desse livro no canal do Eduardo Cilto, fiquei muito curiosa pra ler, adorei sua resenha, beijoooos <3

    http://realcedagarota.blogspot.com.br/2016/04/top-5-batons-nudes-baratinhos.html

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo falando desse livro, e eu aqui pensando que a grana esta cada vez mais difícil ahhaha.
    Ultimamente tenho me interessado por livros do gênero.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é um livro pequeno e um pouco caro, mas vale cada centavo.
      Bjos

      Excluir
  7. To lendo resenhas muito boas sobre o livro e sobre esse autor em especial, vou procurar ele pra comprar e proccuar saber mais do autor tbm, pra ler mais livros dele
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Concordo com você, achei bem melhor que os livros que eu li até agora do King. O autor é ótimo e já no primeiro conto cumpriu o prometido, fiquei com o estomago revirado. É um livro que eu indico.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi
    só vejo elogios desse livro, parece ser ótimos contos e que bom que curtiu a leitura, tenho curiosidade de ler mesmo não sendo um gênero que eu curta.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie tudo bem? Nossa me deu até medo de ler agora rsrs, apesar de gostar de histórias do gênero sempre fico com aquele friozinho na barriga, e passo uns dias dormindo com a luz acesa, mas gostei muito de sua resenha e esse novo olhar sobre os setes pecados é bem interessante por que já li alguns livros onde eles são muito "humanizados" e não é bem por ai...

    XoXo

    http://www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  11. parece ser um bom livro pra quem gosta do gênero, confesso que tenho um pouco de medo, hahaah costumo ler antes de dormir então não sei se leria esse haha

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  12. oioi!! Que delícia ler a resenha desse livro aqui no seu blog! Ontem também postei minha opinião sobre ele lá no blog e vou deixar o link se você quiser conferir! Concordo com você, eu adorei a escrita do autor e gostaria que houvesse mais contos no livro de tão bom que foi!

    Beijo grande
    http://eventualobradeficcao.blogspot.com.br/2016/05/resenha-o-vilarejo-por-raphael-montes.html

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Só vi elogios referente a esse livro, pena que não faz tanto o meu estilo leitura. No momento eu não leria, porem, nao descarto a leitura futuramente.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir