07/11/2016

Resenha: Beco da ilusão - Mallerey Cálgara

Beco da ilusão

Autor(a): Mallerey Cálgara
Editora: Mundo Uno
Páginas: 271
Resenha por: Larissa
Nota: 5/5
*Livro cedido pela editora para resenha




Sinopse: Meu nome é Sarah Wainness, mas este nem sempre foi o meu nome. É apenas mais um, entre tantos que já tive. Minha infância foi feliz e simples, como a de qualquer criança da minha idade e do meu bairro em Karnobat, Bulgária.

Éramos uma família de cinco irmãos, incluindo eu.

Papai, um homem muito bom, enérgico e religioso, frequentava a sinagoga, enquanto mamãe trabalhava em casa, cuidando de tudo e de todos nós.

Após recebermos uma herança de um tio falecido que morava em Berlim, mudamos para lá e, ao chegar, deparei-me com uma realidade totalmente diferente da que eu conhecia. Meus sonhos desabrocharam em contato com a cidade. Um deles, tive que manter em segredo: eu queria ser bailarina. Sempre pegava as roupas da mamãe, escondida, e rodopiava no fundo do quintal, vendo tudo ao meu redor mudar. Isso me fazia feliz. Mas, um dia, meus sonhos desmoronaram e minha vida mudou completamente: os nazistas invadiram nossa casa, e fui levada para um lugar de prostituição.

Resenha: Já fazem alguns dias que terminei de ler esse livro e ainda assim não me sinto preparada psicologicamente para falar sobre ele (e muito menos para ler outro livro), mas como tenho que fazer essa resenha, vamos ver o que sai...

Yidish era ainda criança quando teve que ir morar em Berlim com sua família, pois seu pai herdou uma gráfica de um irmão que morreu e que morava lá.

Após chegarem na Alemanha, Yidish se depara com um cartaz de uma apresentação de bailarinos e é aí que ela cria um sonho dentro de si: ser bailarina.

Mas quando Hitler toma o poder, como todos nós já sabemos, ele tem a "brilhante" ideia de exterminar os judeus, invadindo, assim, a casa de muitos deles e os levando para os campos de concentrações. E é claro que a nossa protagonista não escapa. É a que menos escapa, eu acredito, pois é levada para tantos lugares diferentes que eu até perdi a conta. Até que ela vai parar em um bordel...

Porém, no meio de tudo isso, Yidish ainda tem seus amigos Anton, Erdmann e o pai de Erdmann (todos alemães), que estão sempre acompanhando os passos dela e fazem de tudo para tirá-la desse lugar. Ah, e não posso deixar de dizer que o pai de Erdmann trabalha para o Hitler, ocupando um dos cargos altos nos campos de concentrações.

"Tudo o que a memória amou já ficou eterno. E entre tudo que você poderia ser para mim na vida, a vida escolheu torná-lo saudade..."

Sei que livros sobre o holocausto, Hitler ou sobre a Segunda Guerra Mundial são o que não faltam, mas esse não é um livro qualquer. Por exemplo, eu gosto muito do livro "O menino do pijama listrado", mas como quem já leu a obra sabe, o campo de concentração e essas coisas não são muito citadas na estória. Por outro lado, em "Beco da ilusão" você acompanha a estória de uma mulher em um campo de concentração, vê tudo o que ela passa e até mesmo o que as outras mulheres passam, portanto, na minha opinião, você tem que ter estômago muito forte para ler esse livro. E se você é daquelas pessoas que chora com acontecimentos tristes em livros, só pegue o livro para ler depois que tiver um bom estoque de lencinhos.

"Descobri, através desse triste ato, o estranho gosto dos alemães por queimar coisas. Mais tarde, desejei estar errada, mas, infelizmente... Compreendi que os livros não tinham sido o início e estavam longe de ser o fim."

Por fim, gostaria de elogiar o trabalho da Editora Mundo Uno. Estou acostumada com a perfeição da diagramação deles em outros livros, mas nesse eles se superaram. No início de cada capítulo, temos uma frase dita por Adolf Hitler e uma imagem dessa época, imagem estas que eu preferia nem ter visto, pois são extremamente chocantes.

10 comentários:

  1. Uau! Que resenha mais perfeita!! Estou louca para ler esse livro, embora seja muito sentimental com coisas tristes em livros sou muito interessada por qualquer coisa que tenha haver com Hitler <3 Não sei não se eu fosse daquela época não casaria com ele kkkkk Mentiraa kkk Mas sou muito interessada por saber mais sobre os acontecimentos daquela época!
    Beijos ❤
    JP * MS * GV

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a obra, mas adorei saber que a editora caprichou na publicação. Tem uns livros que dão gosto de ler né?!! A história parece mexer bastante com o leitor, principalmente por ter acontecimentos reais..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu peguei o e-book na Amazon, mas não imaginava uma narrativa tão forte assim. Não li o outro livro citado, mas creio que irei gostar de ambos.

    tenha uma ótima semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Oi Larissa! Não li o livro ainda, mas o tema Segunda Guerra Mundial é sempre bom ser explorado. Imagino que livros como esse mexam muito mesmo com a gente e nos deixem com uma grande ressaca literária depois! Adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oiii Larissa

    Eu estou agora mesmo lendo um livro sobre o mesmo assunto, não sei se eles irão para o campo de concentração, mas a narrativa é bem forte também já que no meu caso são sobre suas crianças vivendo na França cujos pais acabaram de ser mandados ao campo de concentração. Enfim, vamos ver se terei estomago pra esse que estou lendo atualmente, e dependendo de como for, irei ler esse outro. O assunto é interessante e sempre bom ser lembrado pra que não se repita, mas realmente são leituras fortes.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  6. Como não sou muito de ler não conhecia esse produto
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Parece ser uma leitura chocante. Quero! #partiucomprarlencinhos
    Parabéns pela resenha!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Olá meninas! Eu li um outro livro da autora, mas era sobrenatural e não imaginava que este fosse sobre algo tão forte. Gosto de histórias ambientadas nesta época, dica anotada.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Ei! Que resenha mais fofa! Super feliz por você ter gostado do meu trabalho e se emocionado!
    Muito obrigada pelo carinho e apoio!

    Mallerey *-*

    ResponderExcluir