17/03/2017

Resenha: Bastidores - Patrícia Brito e +

Bastidores

Autor(a): Patrícia Brito e +
Editora: Illuminare
Páginas: 82
Resenha por: Viviane
Nota: 5/5





Sinopse: Livros, livros e mais livros. Livros de cortesia, brindes literários, contato direto com autores famosos, eventos e muita coisa legal dentro da literatura. Sim isso faz parte do dia-a-dia de um blogueiro literário.

Mas tem também as críticas, os problemas, o tempo dedicado, parcerias problemáticas e muitos entraves que fazem de um blog literário um desafio constante na divulgação da literatura.

Como será que esses blogueiros conseguem coordenar tempo, vida e livros?

Qual terá sido o melhor dia ou o pior momento de suas carreiras como blogueiros literários? Será tudo sempre flores ou também tem pedras?

Venha descobrir o que se passa nos bastidores de um blog literário e conheça histórias engraçadas, dramáticas, alegres e surpreendentes.

Resenha: Conheci o livro "Bastidores" através de minha amiga virtual, também blogueira - e agora escritora -, Patrícia Brito. Reservei o meu exemplar ainda na pré-venda e já faz um tempinho que estou com ele, e enfim chegou a vez de ler as aventuras destas(es) colegas blogueiras(os).

Já na primeira história me identifiquei muito com a experiência da escritora Beatriz. Ela descreve quando amamos de paixão uma estória e fica até difícil resenhá-la, ou quando todo mundo gosta de um livro, menos você, o que não torna a resenha mais fácil.

Temos diversas experiências no livro. A Giuliana falou de como os livros nos servem como cordas para nos tirar do fundo do poço, de uma depressão e, para mim, eles são bem isso: meu ponto de equilíbrio, também me apoio muito nos livros quando a escuridão tenta me envolver.

A Juliana falou da Bienal do RJ, e não tive como não voltar no tempo e relembrar detalhes da Bienal de SP que a Larissa e eu fomos. Foi mágico, aquilo lá é um paraíso para os apaixonados por livros. Já sonhamos com nossa próxima Bienal, e esperamos que não demore muito.

Lorena falou um pouco da rotina do blogueiro: resenhas, busca de parcerias com editoras e interação com outros blogueiros nas redes sociais.

Mione narrou um evento literário que ela organizou e teve um final muito surpreendente e feliz.

Nuccia descreveu suas experiencias em trabalhas com editoras: divulgar os livros e participar de campanhas publicitárias.

Ricardo descreveu com muita simpatia como conheceu uma escritora e o amor ao mesmo tempo.

Vanessa falou das vezes que nos sentimos cansados e com vontade de desistir de tudo, mas uma luz no fim do túnel pode mudar tudo e adquirimos um gás novo para continuar nesta vida agitada de blogueiro.

Viviani é muito parecida comigo (além do nome). Quando estamos lendo um livro maravilhoso, envolvente, bem escrito, entramos dentro da estória, sentimos a dor do personagem, chegamos a ser o personagem, e em sua breve narrativa, ela descreveu muito bem estes sentimentos que nos ligam a alguém que está dentro das páginas.

E, propositalmente deixada por último, gostaria de falar da experiência na semana do escritor da minha amiga Paty (Patynha para os íntimos), Patrícia Brito. Paty nos conta que ao acaso conheceu, através do Youtube, um escritor, que para ela era desconhecido, mas já tinha vários livros escritos. Após deixar um comentário dizendo que gostou do canal e deixando seu contato, recebeu uma resposta e o escritor - denominado no livro como ESCRITOR X - pediu seu endereço para lhe mandar um livro de presente. Patrícia é uma mulher batalhadora, formada em turismo e contabilidade, atualmente cursa letras, então além dos estudos e do trabalho em um escritório de contabilidade, será que ela conseguiria honrar uma parceria? Então, sendo uma baiana que não foge da raia, ela aceitou o desafio e resolveu falar dele na semana do escritor, no blog "Leituras Plus", mas as coisas não saíram exatamente como estava planejado, e minha "miga", que é muito organizada e detalhista, precisou "se virar nos trinta".

Ah, outra coisa que não poderia deixar de mencionar é a forma carinhosa que Paty se refere ao seu marido, Rafael. Ela o chama de "maridon", e isto já nos rendeu muitas risadas em nosso grupo do Whatsapp.

E, mais uma coisinha, "Patrícia Brito", anotem este nome, pois em breve estará saindo seu livro solo e é uma grande promessa da literatura nacional. Estou apostando minhas fichas nela!

Então é isso da resenha destes 10 talentosos blogueiros. Nem tudo são flores no nosso dia a dia, as dificuldades surgem, mas as recompensas também. Ficamos muito felizes ao fechar parceria com uma editora famosa, mas também nos sentimos agradecidos de ajudar aquele escritor que está começando e só pode nos enviar seu e-book.

" ...faça sua parte, participe, interaja com o meio que os resultados, lentamente ou às vezes, não tão devagar, aparecerão."

32 comentários:

  1. Ah! O que falar dessa resenha e amiga?! Obrigada, Vivi. Por todo carinho, amor, com a obra, com minha carreira, com a minha vida (você sempre presente) ...
    Gratidão infinita por papai do céu permitir essa nossa amizade, tão distante e tão próxima.
    Você e filhota moram no meu coração.
    Beijos
    Paty
    www.leiturasplus.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patynha querida, tu merece. Que este livro seja só o primeiro de muitos.
      Obrigada pela visita.
      Bjos

      Excluir
  2. Oie
    Amei este livro, impossível não se identificar, é bem o nosso mundo de blogueiro.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que legal, vou procurar! Adoro temas ligados a blogs <3 ensinam bastante!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga, é uma leitura bem interessante.
      Bjos

      Excluir
  4. Que divertido esse livro! Já quero!!
    Amei a resenha!
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  5. Own, que resenha mais deliciosa. Muito obrigada por falar do nosso livro com tanto carinho. Adorei conferir a sua opinião e saber que gostou dos contos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Beatriz, adorei receber tua visita.
      Bjos

      Excluir
  6. Oi Viviane, tudo bem? Quando li o título já fiquei interessada! Pela resenha eu acho que vou amar e super me identificar! Patrícia Brito já um nome que estou de olho <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, fique de olho sim, esta baiana tem futuro na literatura.
      Bjos

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?
    Amei a resenha! Não conhecia o livro, mas tem como não se identificar?! Já está na lista.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi! Que máximo esse livro. Super me identifiquei com a história e é uma ajuda aos blogueiros. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi click, é um livro bem útil para nós, me identifiquei várias vezes durante a leitura.
      Bjos

      Excluir
  9. Que legal! O livro parece ter tudo a ver com esse nosso mundo, não é? Curti!

    Abraço!
    http://entremundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que legal esse livro! Retrata direitinho o nosso trabalho. A gente se identifica ao ler, e também é ótimo para pessoas que não compreendem muito bem a vida de um blogueiro, lerem.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, nossa vidinha não é fácil não, né!?!?
      Obrigada pela visita.
      Bjos

      Excluir
  11. Oi
    que legal, não conhecia e pelo que citou já d pra ver que retrata mesmo tudo o que passamos.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, retrata as mais diversas situações que nos blogueiros vivenciamos.
      Bjos

      Excluir
  12. Ótima resenha, obrigada meninas, e parabéns, blogueiros são essenciais na literatura brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Illuminare, obrigada!
      Somos uma equipe, fico feliz que tenham gostado da resenha e que nos considere importantes.
      Bjos e obrigada pela visita.

      Excluir
  13. Um livro sobre a gente... Que coisa mais legal. Muito obrigada pela dica, já vou procurar.
    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal mesmo Amanda.
      Obrigada pela visita.
      Bjos

      Excluir
  14. Oi, Viviane!
    Achei bem interessante esse livro e acho bem bacana que ele serve como um guia nesse mundo de blogs.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  15. Pois é... nem td são flores em nada do que fazemos, que dirá num blog, onde estamos constantemente sendo alvo de críticas. Mtas delas nem sempre do jeito que gostaríamos que fosse... Mas a vida segue e tentamos fazer o que gostamos. Se tiver ajuda melhora ainda... rsrs
    Esse livro serve de inspiração para mta gente, até para mim, que de vez em qd tenho minhas dúvidas... =)
    Bjks!

    www.mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna, realmente temos nossos altos e baixos, mas em geral o momentos felizes são a maioria, então, vamos em frente.
      Obrigada pela visita.
      Bjos

      Excluir
  16. Oi Viviane,

    Não conhecia esse livro, mas fiquei interessada. Falar sobre a rotina do blogueiro é interessante, porque por mais que eu me identifique com o que você colocou, acho que tenho experiências só minhas.

    Altos e baixos são normais, o importante é se manter fiel ao que você gosta. :)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, pois é, nossas experiências são únicas e como é bom compartilhá-las.
      Obrigada pela visita!
      Bjos

      Excluir