24/05/2017

Entrevista: Patrícia Brito

Olá, livreiras e livreiros! Hoje vamos entrevistar a blogueira e escritora Patrícia Brito. Ela já publicou o livro "Bastidores" em conjunto com outros blogueiros, já ganhou prêmio literário com o conto "Natal sem luz" e está lançando agora "Decidir - os caminhos da vida", seu primeiro livro solo. Vamos conhecer um pouquinho mais desta baiana promissora no mundo da literatura?!

1. Primeiramente, nos conte um pouco sobre você:
R: O que eu poderia falar de mim?! Aquela pessoa de coração bobo e nada romântica; ou que faz de tudo para não entrar e também faz de tudo para sair de uma briga (sério, não sei mesmo), e que tem mau humor das 13h até 16h; ou também que não sabe torcer, por isso, vibra quando Vettel fica em primeiro lugar, mas chora quando M. Ericsson fica em último ou sai do GP (ou seja, choro e vibro em cada corrida). Quanto ao mundo literário, não fui leitora na infância, li muito pouco na adolescência, a vida acadêmica me apresentou o mundo dos livros, mas o ócio pós-conclusão das graduações me apresentou ao mundo literário de ficção.

Formada em Turismo e Ciências contábeis (para ver o sorriso dos pais e juro! Não me arrependo), mas sempre sonhando com Jornalismo ou Letras. Montei o site (www.leiturasplus.com) por causa do ócio da segunda graduação e o mesmo me despertou a encarar a terceira graduação. Finalmente me realizando em Letras.

Portanto, falar de mim é dizer que nunca canso de buscar, e ainda quero continuar nessa busca sempre. Amo aprender, e quanto mais cultivo, descubro que não sei quase nada. Tenho um mundo enorme para aprender e conhecer.

2. "Bastidores" foi um livro publicado pela editora Illuminare que narra o dia a dia na vida de um blogueiro. Como surgiu o convite para a publicação?
R: Fiz um cadastro no site onde recebo toda semana informações de concursos literários. Certo dia li este específico. Porém, eu estava no trabalho, escritório cheio, não estava estimulada. Sem falar que não sou movida a pressão ou concursos. Mas resolvi escrever mesmo assim. Então no meio do trabalho escrevi o texto exigido e um mês depois recebi por email a lista dos aprovados. Gelei... Fiquei "tonton"... Meu nome? Como assim? Fiz o print e mandei para papai (o primeiro amigo, a saber), foi um dia inusitado, a partir dai começou os contatos burocráticos.

3. Nos fale um pouquinho de "Decidir - os caminhos da vida", teu primeiro livro solo:
R: Tinha um sonho de escrever um livro e queria escrever algo que eu pudesse falar das consequências que uma decisão pode causar na vida, e como essas decisões podem alterar os caminhos planejados.

O livro tem um pouco dos meus vícios e muito de mim, quem me conhecer poderá identificar em muitas cenas nos personagens. Preferi escrever sobre algo que domínio ou que tenho facilidade de argumentar, para ter segurança de entrar oficialmente na jornada da escrita. Acho e espero que eu tenha feito à decisão correta.

O livro conta a história de Mark Broomer esportista conhecido mundialmente, tímido, mas com a imprensa na cola. E a Lara, também protagonista, é médica, que tem o trabalho como escape de todas suas frustrações com a vida. Um amor juvenil, um reencontro anos depois e o amor camuflado reascende. Como ficarão? Só lendo para saber.

4. Atualmente, está cada vez mais difícil publicar um livro, principalmente devido a motivos financeiros e incentivos. Você encontrou alguma dificuldade na publicação do seu livro solo?
R: Concordo, é muito difícil você lançar no mercado onde grande editoras buscam Best seller e não escritores iniciantes. Algumas vezes a obra é boa, o escritor tem uma escrita sublime, mas falta oportunidade.

No meu caso não me iludi com editoras de porte maior, sendo assim, optei por investir. Foi tudo muito rápido, no sentido de ser inesperado. De repente tinha um livro em mãos, de repente procurei as editoras pequenas, de repente já estava com boas propostas. Como estava querendo apenas realizar um sonho, sem grandes ambições, preferi procurar uma editora pequena. A saramandaia foi muito carinhosa e cuidou bem do meu livro.

Funciona como parceria, o autor investe na editora, terceirizando o serviço e juntos você tem participação e todo direito em cada passo da construção editorial da obra. O que não acontece com editoras maiores. Sem falar que as pequenas e médias o atendimento é mais estreito. Para muitos escritores fica inviável por você ter que investir, e acabam fazendo em formato independente ou plataformas online. Eu preferi acreditar no investimento e confesso que mais do que nunca, não tenho sonho com grandes editoras, o próximo livro irei ter este mesmo segmento do primeiro.

5. De onde veio a inspiração para "Decidir - os caminhos da vida"?
R: Foi uma união de vícios, uma música e uma leitura - que me deixou de ressaca. Vamos por parte: Primeiro vício: F-1, automobilismo, meu ídolo Ayrton Senna. Nos cursos de escrita da vida, aprendi que primeiro livro, nós autores devemos falar com o que temos mais afinidade. Então, este vício pelo esporte já estava decidido que seria um dos temas abordados.

Segundo vício: Greys Anatomy (você compreende bem, que eu sei). Sou viciada na série e em uma personagem especial, então estudei bem a série desde o início para construir a protagonista que é médica. Com este vício o segundo tema decidido.

A terceira inspiração veio do livro "O melhor de mim" sou louca por este livro, mas não me conformo com o final, queria construir uma história tão bonita quanto, com final impactante mas não tão triste. A vida já é difícil demais para eu estrear com uma obra muito triste (um "tiquinho", pode)... e onde a vida, nos permite fazer decisões que nem sempre estar no nosso controle. E a música "Recomeçar" de Tânia Mara, me inspirou o enredo e no título da obra. Com estes quatro já tinha todo roteiro do livro. Foi muito tranquilo fazer essa parte.

6. Quanto tempo demorou, entre a ideia de escrever e o livro sair da gráfica?
R: Nossa! Muito tempo. Levei uns 5 meses escrevendo, mais 1 ano e 2 meses na editora. O problema foi que, paralelo ao trabalho, eu tinha: meu curso de Letras, meu site, e ainda cursava os infinitos cursos de escrita criativa que surgia. Não confiava em arriscar sem antes de estudar e preparar. E acho que foi válido, o livro amadureceu muito da primeira ida para a editora, até a última correção. Irei amadurecer muito nessa jornada como autora, mas acho que para iniciar, o meu livro solo encontra-se bem tranquilo.

7. Já tem outros projetos literários em mente?
R: Tenho uma obra pronta, mas ainda em estágio "cru"; e tenho 3 roteiros prontos. Mas preciso organizar como e qual eu irei dedicar primeiro. Então, sim, sim! Entrei nessa jornada de escrita e vem mais novidade por ai.

8. O que você gosta de ler (autores, gêneros)?
R: Um pouco de tudo, menos política, terror ou livros violentos - tenho medinho de escuro - (rs). AMO livros policiais, de investigação ou thriller psicológico. AMO dramas, românticos, biografias, assuntos contemporâneos, turísticos, ensaios e jornalísticos. AMO os escritores nacionais, sou apaixonada com o estilo da Leila Rego, Cristiane Broca, do Eduardo Krause que tem um livro inesquecível - Pasta Senza e Vino (sou louca por essa obra). E alguns que tenho orgulho, que já posso considerar meus amigos, (eles mesmo permitiram uma boa amizade), os escritores como: Laplace Cavalcanti (Acabou de Lançar Tábula Rasa ) - um autor que posso dizer: foi um grande incentivador com minha carreira, não esqueço de quando era blogueira desacreditada e ele sempre aconselhando, não deixando desanimar com os empecilhos; com a jornada da escrita; puxando a orelha ou sempre com dicas maravilhosas, palavra de conforto, sou muito grata a ele, por tudo), em 2016 fui apresentada as obras do Escritor Marlon Moraes (pelo próprio autor), um escritor ao meu ver bem completo, que tem de obras poéticas, livro infantil, ao tradicional romance (Estrada Real - O caminho do ouro, livro que mega recomendo, na verdade recomendo todos, mas "Estrada" é uma obra única e é todo especial), ele tem uma escrita bem peculiar, e também do tamanho do seu currículo na escrita tem de simpatia e humildade. Já com o curso de Letras acabei apreciando alguns clássicos, confesso que desses, as britânicas mais uma vez, me encanta, Jane Austin e Jane Eyre que os digam. Não sei se é por amor ao país ou não ter afinidade com os clássicos brasileiros, ou a união dos dois.

9. Quando não está lendo nem escrevendo, o que você faz?
R: Nunca, jamais cozinhando ou sendo dona de casa... (sempre gosto de deixar claro não só as paixões, mas deste defeitinhos - já que outros é melhor camuflar, não é?! - rs) Mas, o que faço.. Viajo de moto com "Maridon" ... ou simplesmente viajar - quando o financeiro permite - não tiro férias, mas gosto das escapulidas, pegar aquele final de semana, ou mesmo uma semana, depois de uns dias chatinho e ir para um lugar perto da minha cidade, só para espairecer e relaxar. Amo saidinha com “Amiguxos”. Não sou festeira (só se for farra familiar, esse eu amo); conversar e mais ainda escutar os amigos é uma paixão que cultivo muito. Amo cultivar outras paixões a sério, como: meditar, yoga, malhar, F-1, estudar sobre a Inglaterra (sou a louca por este país), entre outras que vão sempre surgindo. E amo loucamente o stress dos estudos, fico arrasada de saudade quando acaba, estou já ansiosa querendo concluir o curso de Letras pra iniciar o curso de Italiano. Um dia, juro!, descubro por qual motivo gosto tanto de estudar (rs).

10. Deixe um recado para as livreiras e para os livreiros do blog Duas Livreiras:
R: Primeiro agradecer a mãe e filha deste blog fofo, por todo apoio nesse início de carreira, vocês me conheceram blogueira, agora estão acompanhando esse momento de transição e mesmo com a vida corrida, sempre estão presentes e trocando “figurinhas”. Eu que vivencio agora os dois lados, sei da importância de um blog literário na vida de um escritor. Amo o mundo literário, as amizades que venho conquistando (e por Deus, preciso agradecer "todo Santo dia e sempre" aos novos "amiguxos" que entram em minha vida...\0.

Aos leitores, espero sempre poder ter oportunidade de escrever boas histórias para incentivar a leitura. A leitura alimenta a alma e permite conhecimento, então é um hábito que precisamos sempre incentivar. Sou leitora compulsiva, por isso sempre estarei ao lado dessa luta.

Espero que o livro - Decidir - seja bem aceito entre vocês leitores, e que possamos aprender com cada decisão em nossas vida. Somente nós, podemos buscar e cultivar a felicidade. Amem e respeitem o próximo, leiam sempre, filtrem notícias na sua vida. Sejamos todos felizes!

Livro(s):
Bastidores / Decidir - os caminhos da vida / Natal sem luz

Redes sociais: 


Então é isso, livreiras e livreiros! Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho mais desta pessoinha linda e tão talentosa que tenho o prazer de ser amiga... Em breve teremos resenha do seu novo livro aqui no blog. Ah, e não se esqueçam de comentar se gostaram da entrevista e dizer quais de nossos(as) escritores(as) parceiros(as) vocês querem ver entrevista e conhecer um pouquinho mais... Beijos e até a próxima postagem!

13 comentários:

  1. Oi, Larissa. Achei muito bacana esse projeto pra gente conhecer melhor a autora, não a conhecia e nem os livros dela, mas estou já de olho nesse solo que ela vai lançar. Espero que dê tudo certo!
    Beijo.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Olá, Meninas.
    Que entrevista legal. Gostei bastante das palavras dela. E ri com a definição que ela mesmo fez dela hehe. Gostei de saber sobre o livro, se der eu vou ler. Também odiei o final de O melhor de mim hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas!
    Adorei conhecer um pouquinho mais sobre a Patrícia e seu trabalho :) Parabéns pela iniciativa
    beijinhos
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas,

    Adorei conhecer um pouquinho mais da autora.
    Aguardo resenha do novo livro dela.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Linda entrevista!!! Sou muita fã dessa querida autora e estou ansiosa pra ler esse livro. Parabéns à vocês duas pelo blog, que está lindo, e pela iniciativa de nos mostrar um pouquinho mais sobre os autores que amamos!! Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Meninas fofas, obrigada por todo carinho. Muito delicioso ver essa repercussão com a entrevista.
    Mãe e filhota "Livreiras", gratidão infinito, por essa linda oportunidade de poder falar um pouco de mim e do meu início como escritora.
    Este trabalho é lindo. E mais lindo ainda é ver a união de mãe e filha (e sei que o filhote também), com a literatura e o blog. Vivi é mãe inspiradora, Larissa é filha dos sonhos...rs
    Obrigada pela amizade
    Bjocas na alma de vocês
    Patrícia Brito - www.leiturasplus.com

    ResponderExcluir
  7. Amei a entrevista, a Patricia é uma fofa, gostei bastante das respostas e de conhecer o trabalho dela! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Muito fofa ela, adorei a entrevista!
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei a entrevista, ela parece ser uma fofa. Não conheço o livro ainda, mas já desejo muito sucesso :)

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oiii, tudo bem?
    Ainda não conhecia a autora, mas gostei de conhecer. E ela gosta de estudar né? hahahah Coisa boa. E quando somos escritores, todo esse conhecimento ajuda muitoooo hahaha, porque tudo é história e fato pra criar enredos e deixá-los mais ricos :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Meinas! Não conhecia a autora, mas achei bem interessante um livro sobre o dia a dia de um blogueiro! Adorei a entrevista! Parabéns!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Oi, meninas!
    Não conhecia a autora. Por isso, adorei saber um pouco mais sobre ela e suas obras. Fiquei bastante interessada no novo livro.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
  13. Oi meninas!
    Adorei a entrevista com a autora. Fiquei super curiosa pelo livro dela, por abordar fórmula 1, nunca li um livro sobre esse tema.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir