11/08/2017

Resenha: O incendiário de Hebron - Antonio Lúcio

O incendiário de Hebron

Autor(a): Antonio Lúcio
Editora: IDE
Páginas: 220
Resenha por: Viviane
Nota: 4/5
*Livro cedido pela editora para resenha




Sinopse: Ninguém, em sã consciência, pede um destino ruim; O destino só será desagradável se a criatura tomar o caminho do mal.

Hebron - Ano 64 d.C.

Enoch ben Moses não podia imaginar o ódio que Jeremiah nutria por ele, a ponto deste último dedicar quase toda a sua vida adulta em prejudicá-lo e aos seus familiares. E assim o fez, com sua incontrolável sanha assassina.

No afã de construir uma nova vida, a família Ben Moses, aprendiz dos ensinamentos de Jesus, através das secretas reuniões cristãs, fugiu para Jerusalém.

Entra-te em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás a caminho com ele...

Mas a maldade não conhece fronteiras, e a tentação da vingança persegue a todo instante os homens, por mais conhecedores que sejam das lições do Mestre Nazareno, principalmente quando o ofensor insiste em ferir cada vez mais, seja por atos concretos ou, o que é pior, encoberto pelas sombras, através das lâminas cortantes da calúnia.

Nada há encoberto que não seja revelado, e oculto que não venha a ser conhecido.

Resenha: Esta história se passa algumas décadas após a crucificação de Jesus Cristo. Naquela época os cristão, seguidores de Cristo, eram perseguidos, presos e torturados, então tinham que se reunir secretamente, assim como a família de Enoch bem Moses.

Enoch, sua esposa, Esther, e seus filhos, Boaz, Levi e Samuel, viviam na zona rural de Jerusalém e os cultos do cristianismo ocorriam em lugares secretos.

"A solução mais segura era a reunião nas catacumbas, porém, tendo-se o cuidado de manter, em sigilo, o local de qualquer encontro."

Próximo a casa da família de Enoch, morava Jeremiah que, não sei porquê, odiava tanto aquelas pessoas e, após descobrir o local de encontro, os denunciou; então a família e outras pessoas foram presas.

Alguns dias depois, os vizinhos conseguiram libertar Esther e os três rapazes, mas Enoch ficou preso sofrendo torturas horríveis. Quando, anos depois, foi liberto, estava louco e muito doente, vindo a falecer em seguida.

Jeremiah, não satisfeito em destruir a família, incendiou o celeiro nos fundos da casa de Esther. Neste fatídico acontecimento morreram Boaz e Levi. Devido a dor da perda dos filhos e toda a perda material sofrida, Esther vende as terras e vai morar em Hebron. Só que logo após pôr fogo nas terras de Enoch, Jeremiah foge com medo de ser descoberto e também vai para Hebron.

Um ano depois de Esther e o filho sobrevivente se instalarem e arranjar emprego na nova morada, Jeremiah descobre os dois e novamente põe fogo na casa dos dois; logo após, foge para Roma.

Mãe e filho vão morar na pensão que ela trabalhava e Samuel tem emprego como ferrador de cavalos. Nessa época ele começa a namorar Sara, a filha de seu patrão, e logo se casam.

"Faça o melhor que puderem a cada dia, que o melhor surgirá sempre crescente em seus caminhos."

Os tempos felizes duram pouco e logo a esposa se distancia de Samuel, parando de comer e definhando rapidamente, até vir a óbito. Algum tempo depois, Samuel descobre que o causador da tristeza da esposa foi Jeremiah, ao lhe enviar uma carta mentindo que o rapaz tinha esposa e filho no local de onde viera.

Cansado de tantas injustiças sofridas pelo abominável vizinho, Samuel, contra a vontade da mãe, parte em uma missão para encontrar seu algoz e vingar-se, pois já não tinha mais nada a perder.

"...a maldade é como uma praga que se alastra, mas que jamais consegue macular a consciência de pessoas de bem."

Durante a leitura, toda vez que algum personagem tinha uma atitude errada, tinha uma espécie de observação e exemplo do que seria o certo ou que não deveria ser feito, devo dizer que ajudou bastante no entendimento da história. Outra coisa que gostei bastante é que tinha fatos reais, como o apedrejamento do apóstolo Tiago, primo de Jesus, e a história de Nero, quando incendiou Roma (e chutem quem foi o incendiário que o ajudou).

Resumindo, é uma leitura muito válida, pois além de nos passar uma bela lição e reflexão, ainda nos ensina um pouco da história nas primeiras décadas D.C.

13 comentários:

  1. Oi, Vivi!
    Achei o título interessante e, pela história, acho que daria uma chance sim.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
  2. Olá, Viviane.
    Espero que esse Jeremiah tenha tido um final bem sofrido porque o homem ruim. Achei a história do livro interessante. Não leria nesse momento, mas pode ser uma futura leitura.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi, Viviane

    Achei legal a história também se utilizar de fatos reais, acho bacana porque dá mais relevância pro livro. Eu só não leria porque o enredo não me agradou muito, não faz meu gênero, mas gostei de conhecer o livro! :)

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Vivi! Não conhecia o livro, mas gostei da premissa, parece gerar um boa reflexão!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Viviane,
    Fatos reais e sempre ter uma lição a ser aprendida me deixam curiosa pela obra e confesso que não é um gênero que eu compraria sem indicação!
    Obrigada pela dica!
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Viviane!

    Acho muito interessante esses livros que se passam em um determinado contexto histórico. Dá pra aprender bastante e, ao mesmo tempo, aproveitar a leitura. Não conhecia esse livro, mas gostei de saber sobre ele!

    Beijos,
    Isa
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha Viviane. Achei o livro bem interessante, bem como o cunho religioso abordado. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Viviane.
    Eu gostei da premissa do livro e ele parece trazer uma boa reflexão para a vida pessoal. Bela resenha.
    Bjus
    Doces Letras

    ResponderExcluir
  9. OI, tudo bem?
    Não conhecia o livro e adorei a resenha!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=C5aoCb7ZX0k

    ResponderExcluir
  10. Oi
    que bom que gostou da leitura, não é um tipo de livro que costumo ler, mas acho que aparece em casa poderia dar uma chance.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Gosto de livros que traz reflexões para o leitor, esse ainda não conhecia, mas já li um parecido em gênero, e gostei bastante! :)

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha visto nenhum livro retratando aquela época! Realmente a história deve ser fascinante!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie
    Apesar de ter achado o livro bem interessante, não faz muito o meu estilo de leitura, mas gostei de saber sua opinião.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir