19/02/2016

Resenha: Uma canção de amor - Graci Rocha

Uma canção de amor

Autor(a): Graci Rocha
Editora: Amazon
Páginas: 81
Resenha por: Larissa
Nota: 4/5
*E-book cedido pela autora para resenha




Sinopse: Que tal pichar o carro do seu ex-namorado? Fazê-lo tomar uma surra das meninas mais populares da escola? Atirá-lo de uma ponte? Não? Sim?

Se você é do tipo que não leva desaforo pra casa e não abaixa a cabeça, você precisa conhecer a Nina, uma garota encrenqueira que não perde a oportunidade para dar um chute bem naquele lugar no ex-namorado. No último ano da escola, Nina está decidida a andar na linha e dar um descanso para avó que já sofreu um infarto, acontece que este ano promete ser tudo, menos tranquilo e Nina vai descobrir que arrumar confusão com o ex pode ser perigoso.

Aos dezoito anos, sem grandes expectativas e com um futuro incerto Nina se vê numa intrincada trama quando se apaixona pelo estranho e solitário Daniel.

Portador da síndrome de Asperger (um tipo de autismo mais leve), Daniel é um jovem muito habilidoso com instrumentos musicais, mas quase inacessível aos estranhos. Calado, sincero e com dificuldade de se relacionar, vai descobrir que para amar a menina mais doida da escola vai ser preciso superar muitos de seus bloqueios. Em uma história em que a mocinha é a garota mais encrenqueira e o vilão é o cara mais bonito da escola, vamos conhecer uma linda e emocionante história de amor.

Resenha: No livro "Uma canção de amor", conhecemos primeiramente a história de Nina, e logo após, a de Daniel. Ana Maria, ou Nina, como gosta ser chamada, é uma menina meio gótica, digamos assim, que está no seu último ano da escola e depois ter sido, por longos anos, a menina considerada a mais encrenqueira da escola, agora tenta manter a postura de boa moça, já que não quer trazer mais incômodo para sua avó. Mas logo no seu primeiro dia de aula, já começa arrumando briga. Na verdade, se intrometendo em uma briga.

Daniel é um garoto lindo de olhos violetas, e é exatamente por esse lindo par de olhos que ele possui que Nina se apaixona por ele. Daniel sofre de um autismo leve, mais conhecido como síndrome de Asperger. No começo, ele e Nina não se dão muito bem, já que o autismo de Daniel não permite que ele seja tagarelo como Nina, e ela, uma menina sem paciência, se irrita demais com isso.

Nina e Daniel poderiam ser mais um daqueles casais que se apaixonam e vivem felizes para sempre, mas acontece que Cadu também está na estória. Ele é o ex namorado de Nina, e é também o personagem mais irritante de todos os tempos. Várias vezes eu tive vontade de entrar no livro e matar esse garoto. Ele é aquele tipo de garoto que acha que o mundo gira em torno dele, e que só porque uma garota namorou com ele, ela tem que ser dele para sempre. Mas não é bem assim não, Cadu!

Tirando Cadu, o personagem (sorte dele que ele é só um personagem) mais irritante da face da terra, Nina e Daniel vivem uma linda estória. Com algumas dificuldades causadas pelo Asperger e pela paciência zero de Nina, mas ainda assim, linda.

"Ainda que o mundo desabe, Daniel está comigo."

Durante o livro, acontece algo bem triste, mas que contribui também para outras coisas boas acontecerem (sim, quero deixar vocês curiosos a ponto de quererem ler esse livro maravilhoso).

Na família de Daniel, todos nasceram com um dom especial para com a música, inclusive Daniel, mas ele meio que foi deixando de lado seu piano quando sua irmã Isabela faleceu, um ano antes do momento em que se passa o livro. Pelo o que entendi, Isabela era quem incentivava Daniel a tocar em seu piano, e também era a única pessoa com quem ele se relacionava bem.

"Perder a vida é uma coisa aceitável, inevitável, mas perder a vida de alguém que se ama pode ser impossível de suportar."

Uma coisa que achei muito legal no livro, foi a forma como os capítulos são intitulados. Não é aquela coisa tipo "Quinze" ou "15", eles são assim: "Alguém me segure ou vou socar a cara do Cadu.", "Piano velho, ex-idiota-aprontando-de-novo, beijo na boca, e sei lá mais o quê...". Eu achei isso muito criativo da parte da autora, pois eu nunca li um livro que os capítulos tivessem títulos que retratam o que irá conter naquele capítulo, e se li, não lembro.

Se você acha que síndrome de Asperger é algo anormal, que a pessoa é louca, ou algo do tipo, leia esse livro e você vai ver que não é nada disso. Daniel é um garoto normal, com pensamentos normais. Ele só tem alguns "panes no sistema", como Nina chama, de vez em quando. Geralmente isso acontece quando ele está nervoso. Enfim, leiam o livro que vocês irão me entender! O livro está disponível em e-book na Amazon.

34 comentários:

  1. Parabéns pela resenha. Achei o enredo do livro super interessante, o autismo ainda é algo desconhecido para a maioria. Fiquei super curiosa para ler :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Que bom que ficou com vontade de ler, haha.

      Excluir
  2. Nossa parece muito legal! Pena que aqui ode moro não tenho onde comprar.
    www.aliadasafeminices.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode adquirir o livro em e-book na loja virtual "Amazon".

      Excluir
  3. Amei a resenha :*

    http://a-cacheada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha e fiquei bem curiosa pra ler o livro! Também amo quando os capítulos são intitulados desse jeito, só de ler o título já da mais vontade de ler o capítulo, né?
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, haha. Sempre que eu lia o título, ficava muito ansiosa para ler o capítulo. Beijos!

      Excluir
  5. Oiii, tudo bem?

    Nossa que resenha maravilhosa. Fiquei super feliz que você gostou do livro e mais ainda com a forma como você o analisou. Bom saber que existem blogs e leitores tão envolvidos e verdadeiramente apaixonados por personagens (como eu kkk).
    Obrigada!!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Graci. Muito obrigada! É um livro maravilhoso e encantador. Estou louca para ler mais livros seus. Beijos!

      Excluir
  6. Não conhecia o livro, mas achei a premissa interessante ;)
    Achei criativo o título dos capítulos também, ainda não vi nada assim *.*
    Adorei seu flog, flor!

    Beijo grande :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  7. Genteeee! Eu já amei a Nina!!! Já me conquistou! Curti o enredo tb!

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Nina é uma personagem bem legal, apesar de ser durona na maioria das vezes, rs. Beijos!

      Excluir
  8. Olá Larissa, que resenha linda.
    As pessoas geralmente não fazem nem ideia de que uma pessoa com Asperger convivem o tempo todo por entre nós sob a máscara de "antissocial" "esquisitos" e "nerds" eles tem a falsa impressão de que são espécie de "loucos", mas a Graci nesse livro mostra o lado verdadeiro e menos estereótipado dessa síndrome.
    Beijocas.
    Giuliana.
    Clube do Livro & Amigos | Curtiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Giuliana. Muito obrigada! Realmente, muitos julgam certas doenças como algo fora do normal, mas não é bem assim, e é exatamente isso que a Graci nos mostra no livro dela. Beijos!

      Excluir
  9. Aaaaaaah preciso ler esse livro! Achei a trama descrita por você super envolvente! Adoro protagonistas que não são perfeitinhos, que vez ou outra dão pane no sistema, mas que continuam sendo maravilhosos!

    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz com isso. Às vezes, protagonistas que são perfeitos o tempo todo, me deixam muito irritada, haha.

      Excluir
  10. Que resenha boa, você escreve muito bem... este assunto ainda é muito desconhecido e as pessoas as acham meio loucas, enfim adorei!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! É mesmo, mas no livro, a Graci nos mostra totalmente o oposto disso, pois o Daniel é tratado o tempo todo como alguém normal. Beijos!

      Excluir
  11. Oie...
    Adorei sua resenha!
    O livro tem uma premissa bem bacana e parece ser muito divertido também. Suas palavras me fizeram desejar muito um exemplar desse na minha estante.
    Adorei seu blog e estou seguindo por aqui, se gostar segue o meu também <3

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada! Eu também adoraria ter um exemplar deste livro em minha estante, mas infelizmente, ele só existe em e-book. Fico feliz que tenha gostado do blog. Volte sempre!

      Excluir
  12. Olá, Larissa.
    Já comecei gostando dessa protagonista. Estou cheia de mocinhas que ficam vendo as coisas acontecerem e não fazem nada. A história me pareceu ser linda e assim que der eu vou ler. Parabéns pela resenha.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil. Diferente de muitas, a Nina é uma personagem bem determinada, gostei muito dela. Obrigada!

      Excluir
  13. Olá, Larissa, como vai?
    Gostei muito da resenha e confesso que fiquei muito curiosa em ler o livro, beijos!
    http://garotadelicada20.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou bem, e você? Fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos!

      Excluir
  14. Sou apaixonada por romances e nunca li um nesse estilo! Adorei sua resenha e fiquei muito curiosa
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas então, hahaha. Eu amo livros de romance, e este é bem diferente de todos que eu já havia lido. Que bom que gostou da resenha. Beijos!

      Excluir
  15. Ah, que bom que gostou, pois me dediquei bastante para deixar o layout do blog agradável. Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi Lari tudo bem?
    Nossa me identifiquei muito com a Nina, bem eu nos meus 18 anos rsrsr, me interessei muito pelo livro agora que vi sua resenha!!! vou correndo procurar para ler! bjs

    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem sim, e com você? Garanto que você vai gostar do livro, pois ele é ótimo. Beijos!

      Excluir
  17. Anônimo13:45

    Pelo visto é um livro que iria amar. Tenho um quê de vingativa também, mesmo que seja só por pensamento!!! HAHA!

    Adorei!!

    Beijos, Thay Rocha
    www.leitoranamoda.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, sério? Então você irá curtir bastante a leitura. Beijos!

      Excluir
  18. Que maravilha de resenha!! Fiquei bastante curiosa, parece ser ótimo!
    Acabei de conhecer seu blog e já segui, achei lindo. Parabéns pelo trabalho.
    Beijos,
    Carol | Fantasma Literário
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir