21/03/2016

Resenha: O enigma da fazenda - Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho

O enigma da fazenda

Autor(a): Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho
Editora: Petit
Páginas: 263
Resenha por: Larissa
Nota: 4/5





Sinopse: PAULA É UMA GAROTA DIFERENTE: ela vê e ouve os espíritos. Órfã, é mantida num colégio interno por um misterioso tutor que se recusa a recebê-la. Na Fazenda da Água Funda - onde se encontra em férias -, Paula é procurada por um espírito que pede, com insistência, que o ajude a descobrir quem o assassinou e a evitar outro crime...

Valter, um ex-policial, começa a investigar o caso e pede que a jovem converse com o desencarnado. Paula não sabe como lidar com os fenômenos que presencia e fica apreensiva diante dos espíritos... Quem é o criminoso? Até quando o perigo vai rondar a Fazenda da Água Funda? Qual é o segredo do tutor de Paula? O que se esconde por trás de tantos mistérios?

Resenha: Já faz algum tempo que li este livro, mas como agora somos parceiros das maravilhosas editoras Petit e Butterfly (dei um pequeno spoiler de uma postagem que vai ir ao ar na quarta-feira, me desculpem), resolvi resenhá-lo aqui no blog, pois ele merece, e muito.

"O enigma da fazenda" conta a história de Paula, uma garota que, se eu não me engano, tem dezesseis anos, e é sustentada por um tutor que ela desconhece em um colégio interno. Paula é uma garota diferente de todas as outras que convivem com ela, já que vê e ouve espíritos (este é um dos melhores pontos da estória). Com a antiga diretora, Paula não só sentia medo dos fantasmas que via, como também era castigada por isto. A diretora nunca acreditava na garota, sempre achava que ela estava inventando que viu algum desencarnado apenas para não terminar as tarefas propostas pela mulher.

Num dia, chega no colégio interno uma nova diretora. Todas as meninas ficam animadas, já que a antiga era uma bruxa e a nova tem cara e jeito de ser boazinha. A nova diretora leva as meninas que irão ficar no colégio interno nas férias para uma fazenda, chamada Fazenda da Água Funda, que é do cunhado dela.

Ao chegar na Fazenda da Água Funda, Paula e suas amigas/colegas ficaram animadas, começaram a olhar tudo dentro da casa do senhor José Antônio, até que Paula se depara com um porta-retrato que está acima de uma lareira, com um jovem rapaz sorrindo, e quando olha mais para o lado, o rapaz está ali, observando-a. Esta, com toda certeza, foi uma das partes em que fiquei mais arrepiada.

"De repente, o rapaz olhou para ela e percebeu que fora visto, deu uns passos, aproximou-se dela e perguntou: Você me vê?"

Valter, um ex-policial e um antigo amigo de Shelton, o garoto do porta-retrato, vai até a Fazenda da Água Funda, pois sente que o senhor José Antônio anda bastante preocupado. Chegando lá, ele descobre que é porque Tiago, irmão de Shelton, está doente, fraco, cansado e sem ânimo algum, mas José Antônio não faz ideia do porque.

Shelton pede que Paula entregue alguns objetos escondidos por ele à Valter, para que assim ele acredite que a garota o vê mesmo. Depois de muita insistência do desencarnado, Paula diz para Valter onde estão os pertences dele e ele os desenterra, e então, passa a acreditar na garota.

É um ótimo livro, com vários mistérios, segredos e ensinamentos. Com este livro, aprendi muito sobre o espiritismo, esta religião que, para muitos, ainda é uma bobagem. Por mais que você não goste do espiritismo, leia este livro, pois tem uma estória incrível.

45 comentários:

  1. Olá , tudo bem ? Gente , fiquei curiosa para saber o desfecho dessa história há há há me pareceu muito com a série A Mediadora da autora Meg Cabot , já leu ? É muito bom . parabéns pela resenha .

    Beijos ,
    Gleyce Garcia.

    psbelieveandlive.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem sim. Não li "A mediadora" ainda, mas já me foi muito indicado pela minha mãe. Obrigada, beijos!

      Excluir
  2. Gostei muito da resenha anciosa aqui para ler.

    Bjoo te seguindo
    http://blogdaadilene.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii, parabéns pela resenha. O livro não faz muito meu tipo mas achei intrigante.

    Beijos,
    Natália

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natália! É um livro muito bom, você poderia dar uma chance à ele. Beijos!

      Excluir
  4. Parabéns, pelo tempo que faz que tu ler, está muito boa tua resenha. O livro realmente é maravilhoso, eu insisti para que tu ler algo do gênero, que bom que gostou.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Foi graças a você que comecei a ler esse gênero mesmo, e admito que me faz muito bem ler livros do tipo. Beijos!

      Excluir
  5. Oi :D
    Nossa, olhando a capa eu nunca ia imaginar que envolvia bruxas e espiritismo.
    Pra falar a verdade, olhando só a capa eu não ia ler. Mas lendo a sinopse e sua resenha, fiquei com vontade.
    Parabéns pela parceria :D Que seja só sucesso!
    Bj

    Ps: gente do céu :O que vergonha! eu passo por aqui as vezes mas nem seguia o blog ;s Já arrumei isso haha

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jess! Fico feliz que tenha ficado com vontade de ler o livro por causa da minha resenha. Obrigada, beijos!

      Excluir
  6. Ótima resenha!
    Fiquei curiosa para saber o desfecho da historia!

    Vem conhecer o meu blog :)

    tathybarbosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É uma estória muito boa. Vou sim!

      Excluir
  7. Ola, é um livro diferente do que estou acostumada, não sei se leria no momento, porém curti sua resenha..

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É diferente do que eu estava acostumada também, mas gostei da leitura.

      Excluir
  8. Amo suas resenhas, são sempre uma mais interessante que a outra!
    Fiquei curiosa pela história.
    Beijinhoos.
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não gosto de espiritismo, mas adorei a premissa do livro. É sempre ler um livro de suspense e mistério de vez em quando! Parece a autora fez um ótimo trabalho, fiquei bem curiosa. Tenho certeza que vou me arrepiar igual você, haha.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma estória muito interessante, dê uma chance. Dá um medinho mesmo em algumas partes, haha.

      Excluir
  10. Interessante, ainda não conheço a autora... vou anotar! ;)

    =*
    Mani Piñeiro
    @Blog_ManiPineiro

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito fã de ler livros sobre espiritismo, mas depois da sua resenha deu vontade de ler.
    Eu li uma vez livro parecido; o Morte e Vida de Charlie (virou até filme) e adorei a história.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia então, pois é muito bom! Obrigada pela indicação. Beijos!

      Excluir
  12. Opa!
    Esse é a cara da minha mãe! Vou indicar pra ela!

    Bjus
    Taty

    Blog: http://ansiosapracasar.blogspot.com.br/
    Canal: https://www.youtube.com/channel/UCCj8oXRUtoyAOunvOHkHTIA

    ResponderExcluir
  13. Oi, oi! Ainda não li nenhum livro desse tipo, mas parece bem interessante. Adorei a dica e a resenha!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  14. Amo os livros da Vera! Meu primeiro foi "Violetas na janela" e, desde então, li vários livros.
    *-*

    Já coloquei esse na minha meta de leitura.

    Beijos!

    Chiquereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito ler esse, pois minha mãe já leu e gostou. Beijos!

      Excluir
  15. Não conhecia o livro, mas gosto de enredo que envolvem espiritualidade, tem sempre algo a se aprender, né?

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros espíritas sempre nos trazem muitas lições de vida mesmo, é o que mais gosto nas estórias espíritas. Beijos!

      Excluir
  16. Olá, tudo bem?
    Eu nunca tinha ouvido falar deste livro haha, bom ele parece ser bem interessante e bom também, gostei muito da sua resenha e da sinopse dele também.

    Beijos.
    http://garotadeallstart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem sim. Fico feliz em saber que tenha gostado da minha resenha. O livro é muito bom, leia se puder! Beijos!

      Excluir
  17. Adorei a resenha, amo mistérios.
    Vou tentar ler o quanto antes.
    Beijos
    Lost Words

    ResponderExcluir
  18. Deve ser muito bom esse livro. Morro de medo dessas coisas de espíritos hahaha mas o mistério do livro me chamou muito a atenção.
    Ótima resenha :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom mesmo. Eu também, mas pode ler o livro tranquila porque foram poucas as cenas que me deixaram arrepiada de medo. Beijos!

      Excluir
  19. Nunca tinha ouvido falar da obra e nem da autora. Super bacana saber! Aguça a curiosidade.

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim? Menina, leia algum livro da Vera Lúcia agora! Hahaha, brincadeira.

      Excluir
  20. Não conhecia esse livro , mas curto muito suspense e mistérios .
    Gostei do fato de ele fazer refletir sobre o espiritismo .Muita gente tem um preconceito enorme e nem sequer sabem como funciona .
    Amei tua dica ♥
    blog : estacaonoventae7.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Muitas pessoas nunca procuraram saber mais sobre o que é o espiritismo e julgam como algo ridículo. Fico feliz em saber que tenha gostado!

      Excluir
  21. SÓ AMEI ESSE LIVRO! To super curiosa pra ler agora! adoro livros que falam de espiritos e tudo mais, e me lembrou muito a serie a mediadora, QUE EU AMO DE PAIXÃO, entã eu aposto que esse livro será muito bom tbm
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho muita vontade de ler a série "A mediadora". O livro é muito bom mesmo, leia quando puder!

      Excluir
  22. Olá,
    Eu achei a história bem interessante, me lembrou a série A Mediadora da Meg Cabot. Mas acho que não leria por ser espirita e como sou evangélica acho que entra num conflito religioso.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é uma pena, pois o livro é muito bom mesmo. Quero ler a série "A mediadora", pois bastante gente disse que "O enigma da fazenda" é parecido, então acho que vou gostar.

      Excluir